- câncer de mama
- desodorante
- oncologia
- saúde
Desodorante pode causar câncer de mama?
Data de publicação: 02/02/2021
Cats, nosso diretor científico Dr. Felipe Ades em parceria com o Onco e Pele, esclarece uma dúvida muito comum na área oncológica: Desodorante pode causar câncer de mama?
Confira e entenda como funciona o desodorante ao entrar em contato com a nossa pele.
“Alguns culpam o alumínio presente nos desodorantes como causa de câncer de mama. Não há comprovação científica disso.
Os sais de alumínio são utilizados no desodorante para bloquear a saída do suor no orifício das glândulas sudoríparas. Com menos suor, as bactérias que vivem na pele e causam odor desagradável não têm o substrato para produzir o mau cheiro.
Estudos mostram que o alumínio pode ser encontrado na mama, e que em células mamárias estudadas em laboratório ele pode causar mutações ou ativar mutações pré-existentes naquelas células.
Mas isso não faz assumir que esse efeito carcinogênico possa ser extrapolado para a mama de mulheres. Uma coisa é “in vitro” (células de laboratório) e outra coisa é “in vivo” (corpo humano), em que muitas outras células estão juntas e implicadas na defesa e no controle de distúrbios decorrentes de tantos fatores internos ou externos.
Alguns estudos compararam mulheres que usam desodorante com sais de alumínio e outras que não usam e os dados são conflitantes: uns concluíram que as que usaram tiveram maior risco de câncer e outros estudos, não. Essa amostra que teve câncer de mama, pequena nesses estudos, pode ter viéses (seriam mulheres com mutação? teriam herança genética para câncer de mama? outros fatores pessoais ou de hábitos de vida que predispõem ao câncer?).
Além disso, não há estudo que explique como o sal de alumínio aplicado na axila faz o alumínio chegar no tecido mamário. Não teria vindo dos alimentos, fonte mais comum de alumínio, sejam naturais ou processados? Outra questão é, se for comprovada a relação do desodorante com câncer de mama, não poderia ser outro componente que não o sal de alumínio?
É interessante que se questionem fatores externos como causadores de câncer de mama. Porém, precisamos de mais estudos que avaliem essa relação com os sais de alumínio do desodorante.”
A sugestão é: “fica a critério de cada um usar ou não desodorante com sais de alumínio. Com o que dispomos atualmente, não podemos culpá-lo”, declara Dr. Felipe Ades.
Fonte: Dras. Giselle Barros e Adriana Mendes | @oncoepele e @drfelipeades