“A fé no tratamento e nos sonhos” - A história da Naira Remondine

Data de publicação: 11/05/2024

Naira descobriu seu câncer de mama através do autoexame, ela conta que foi pelo toque que percebeu que havia algo diferente e já foi buscar uma orientação médica. Por ser paciente jovem pensou-se a princípio, que fosse glândula, e "por desencargo de consciência" pediu-se um ultrassom.

"Foi muito rápido. Logo realizei o exame e lá veio o resultado: Bi-Radis 4. Então foi solicitado com urgência uma biópsia! Em menos de 30 dias eu já estava com o resultado em mãos, infelizmente um Câncer de mama triplo negativo - Grau 3! Que pancada a vida me deu" conta a Cat

Receber esse diagnóstico a fez perder o chão, nunca imaginou passar por isso, afinal, estava no auge dos seus 30 anos, sem histórico familiar. Foi devastador! Como já estava no grau 3 e com tamanho de quase 3 cm, a melhor opção foi a quimioterapia neoadjuvante. Com isso, foi afastada do trabalho, e ela sabia que tudo mudaria, mas não sabia como seria essa mudança!!

Seu protocolo foi 8 sessões de quimioterapia, cirurgia e radioterapia. Na sua primeira químio houve um misto de sentimentos, medo, ansiedade, insegurança, mas também muita confiança em Deus! Teve alguns efeitos colaterais durante o tratamento: náuseas, vômitos, constipação, perda do cabelo (no momento antes de raspar, foi bem dolorido, couro cabelo doía bastante), mas assim que raspou foi libertador!!

Também tinha fadiga, entrou na menopausa precoce (por um período de 120 dias) e lembra que foi muito ruim lidar com tudo isso, mas que exercícios físicos, alimentação controlada, boa companhia, inclusive da bíblia, e a medicação com orientação médica ajudaram a aliviar as coisas.

Graças a Deus ela teve muito apoio, tanto familiar, como de amigos e profissionais da saúde. Seu melhor apoio, sem dúvidas, foi do seu esposo, que foi essencial. Também teve apoio financeiro, recebendo ajuda de amigos (através de uma vaquinha online) e isso a ajudou demais.

Seu momento mais desafiador, foi quando pegou COVID durante o tratamento. Naira diz que realmente pensou que fosse morrer, e teve uma reação alérgica muito rara devido à baixa imunidade, seu corpo pipocou todo e teve que se manter isolada. Para conseguir superar toda essa situação desafiadora, ela diz: "só se agarrando aos pés de Jesus e acreditando que a minha vida estava em suas mãos!".

Ela teve 100% de resposta na quimioterapia, mesmo com esse tipo de câncer muito agressivo, e isso a levantou mais e a fez acreditar que venceria! Durante todo processo manteve sua mente positiva, claro que houve vários momentos que desabou, mas sempre tomava cuidado para não se abalar. Fazia leituras da bíblia, louvores, meditação e isso a ajudou muito, durante um episódio pontual passou por consulta com psicóloga e foi maravilhosa.

Com tudo isso, mudou totalmente sua visão de mundo. Hoje não vê um problema que não possa ser solucionado, tudo tomou uma proporção bem pequena diante da luta para VIVER. Suas prioridades são: Deus, família e saúde! Ela conta que seu maior aprendizado foi que a vida realmente é o agora, e se você tem vontade de fazer algo, faça! E não foi só essa linda mudança que o câncer lhe trouxe, ela também resolveu empreender após o câncer. Montou uma loja de roupas femininas e se dedica a esta atividade profissional.

Maternidade pós câncer

Antes de iniciar a quimioterapia ela fez o congelamento dos óvulos, pois não se sabia quando seu ciclo voltaria ao normal, já que entraria em menopausa precoce induzida e vinha tentando engravidar há 12 anos, sem sucesso.

Após o término do tratamento e liberação para engravidar, partiram direto para realização de 2 FIVs, em que o resultado não foi positivo. A partir dessa forte fé dela, em dezembro de 2022, com toda devoção ela orou e pediu a realização desse sonho. Em janeiro de 2023, ela recebeu a benção, estava grávida!

E hoje, aos 34 anos, e 3 anos e meio após o diagnóstico, ela está realizada, pois seu maior sonho se tornou realidade: foi mãe após o câncer! Mais um milagre aconteceu na sua vida, por isso sempre repete que para Deus nada é impossível.

E como está a Naira em relação ao câncer? Continua em acompanhamento a cada 6 meses com exames de imagem e pra glória de Deus, todos estão bons! E deseja o mesmo para todas nós!

“Não se entregue, eu sinto a sua dor, eu sei o que é receber um diagnóstico tão pesado e penoso. Esse processo não vai ser fácil, porém não precisa ser tão difícil, converse com pessoas, exponha os seus medos a Deus e mantenha sua fé acesa; porque esse processo vai passar, sua vida nunca mais será a mesma, porém em muitos aspectos ela será melhor, porque você vai querer viver o melhor!” - Naira

@nairaremondine_oficial


;