- câncer
- câncer de ovário
- diagnóstico precoce
- fatores de risco
- INCA
- sintomas
- tratamento oncológico
Dia Mundial de Combate ao Câncer de Ovário
Data de publicação: 08/05/2021
Cats, hoje, dia 08 de maio, é considerado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Ovário, data criada para conscientizar e difundir informações sobre este tipo de câncer.
O câncer de ovário é uma doença silenciosa, pois não apresenta sintomas específicos em seu estágio inicial. Dessa forma, 8 em cada 10 casos são diagnosticados em fase avançada, quando o câncer se espalhou do ovário para outros órgãos da região pélvica e abdominal, reduzindo assim as chances de recuperação.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, a cada ano, mais de 6 mil mulheres desenvolvem câncer de ovário. Embora este não seja o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, ele é o mais letal entre os tumores de origem ginecológica.
SINAIS DE ALERTA
Como os sintomas do câncer de ovário só surgem quando a doença está em sua fase avançada, eles podem ser confundidos com outras condições clínicas.
Por isso, os médicos recomendam procurar por um especialista assim que as mulheres notarem problemas como: dor e aumento do volume abdominal, urgência urinária (causada pela compressão da bexiga), perda de peso, sangramento anormal, dificuldade para evacuar e alterações digestivas.
FATORES DE RISCO
Em cerca de 80% dos casos, o surgimento do câncer é influenciado diretamente pelos hormônios. Além disso, a maior incidência está entre as mulheres acima de 60 anos. Dentre outros fatores de risco estão a infertilidade, início precoce da menstruação, menopausa tardia, nunca ter tido filhos (nuliparidade), obesidade e tabagismo.
DIAGNÓSTICO PRECOCE
O diagnóstico precoce é um elemento fundamental para o sucesso no tratamento.
Quando descoberto na fase inicial, a taxa de sobrevida chega a 90% das pacientes. Nos estágios mais avançados, o índice cai para menos de 50%.
Por isso, Cats, o alerta para os sinais do seu corpo são tão importantes. Caso percebam alguma irregularidade, procure o médico imediatamente. Vamos nos cuidar sempre!